Projetos complementares: o que é e como obter sucesso?

 em Projetos Complementares

Não é novidade dizer que as obras de construção civil se iniciam a partir da elaboração dos projetos arquitetônicos. A informação que talvez seja novidade para alguns é a de que existem alguns outros projetos, chamados de complementares, que devem ser elaborados para guiar todas as etapas de construção e reduzir custos. Continue a leitura para saber mais informações sobre os projetos complementares, o que são e como é possível obter sucesso na execução deles:

O que são projetos complementares?

Todos os projetos desenvolvidos além da arquitetura, são considerados complementares. Uma boa equipe de projetos, investe tempo trabalhando junta para otimização de recursos para obra, é a troca de horas técnicas por benefícios construtivos. Basicamente, as funções de cada projetista são o cumprimento das normas vigentes, aprovações em órgãos reguladores e economizar dinheiro.

Projetos estruturais, hidrossanitários, de abastecimento de gás, elétricos, contra incêndio e de telefonia são alguns bons exemplos de projetos classificados como complementares em uma construção. Apesar da nomenclatura “complementares”, alguns desses projetos são obrigatórios, devido a existência de órgãos reguladores, enquanto outros são opcionais, visam melhorar o desempenho do empreendimento em custo, prazo e qualidade. A obrigatoriedade dos projetos pode variar de acordo com o tipo de construção e com o município em que são realizados.

Como obter sucesso na execução de projetos complementares?

A organização e compatibilidade das informações é fundamental para o sucesso de qualquer obra e os projetos complementares fazem parte deste mesmo cenário. Sendo assim, é possível afirmar que para obter sucesso na execução de projetos complementares em uma construção, é fundamental que todas as informações sejam cruzadas e compatibilizadas. Na prática, isso significa que, mesmo que cada um dos projetos seja gerado por um profissional diferente, é preciso que haja um alinhamento entre eles. Esta etapa é chamada de Coordenação de Projetos e Compatibilização.

Ao comparar os projetos para verificar sua compatibilidade, é possível verificar se existe alguma sobreposição que pode gerar problemas, como a passagem de uma tubulação e de uma rede elétrica pelo mesmo local. Estas incompatibilizardes, caso não resolvidas em etapa de projetos, agregam custos a obra e são resolvidas em canteiro por profissionais menos qualificados, gerando problemas em efeito dominó. Este controle pode ser facilitado através da contratação de uma empresa gerenciadora de obras, como a Venatus.

Para saber mais informações sobre a contribuição da gerenciadora de obras para o sucesso dos projetos e esclarecer dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas está preparada para te auxiliar em todo o processo, do planejamento até a entrega da sua obra.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário