
Planejamento de obras
A variabilidade das fontes de informações tradicionais em um empreendimento de construção civil pode levar a interpretações ambíguas do escopo devido a falta de uma ferramenta de comunicação 3D. Com um modelo bem detalhado, qualquer dúvida que possa vir a ocorrer nos documentos tradicionais (projetos, memoriais descritivos, atas de reunião), o modelo pode ser consultado como fonte de informação segura.
Além de trazer essa confiança informacional para criação das ferramentas gerenciais, o modelo passa a ser também base para negociações com fornecedores, empreiteiras e construtores. No caso da MO, os projetos em 2D geralmente levam a diferentes entendimentos para métodos de pagamentos. O desenvolvimento do modelo impossibilita o argumento das empreiteiras por não entendimento, ou não clareza nas informações de projeto.

Orçamento
O orçamento é realizado através dos serviços zoneados, ou seja, a soma das partes menores compõem o serviço total. A vantagem gerencial gerada por este método é a conexão direta do orçamento com a qualidade. O orçamento também é a base de controle de obra, tendo em vista que gera-se através dele uma fácil leitura do que deverá ser executado, pago e comprado. Para garantir o pleno entendimento da planilha orçamentária, esta é integralmente justificada pelo caderno de quantidades.
Cronograma
A origem do cronograma é a planilha orçamentária, que precisa ser estruturada para favorecer a criação de outras ferramentas gerenciais. Ela será colocada em uma linha do tempo para que seja possível compreender quando cada serviço ou etapa será executada.
A técnica utilizada para criação da ferramenta de cronograma é a de Linhas de Balanceamento. Esta técnica tem base no planejamento por produção e é de fácil compreensão visual. Aplicada a ferramenta MS Project, temos como resultado um cronograma de interpretação rápida e de fácil atualização.
Orçado vs. Realizado vs. Agregado
Este relatório compara os valores orçados (previstos inicialmente em orçamento), realizados (valores gastos comprovados por NFs ou contratos firmados) e o valor agregado (quanto deveria ter sido gasto até o momento). Esta análise traz uma excelente visão da saúde financeira do empreendimento. A conclusão desta etapa de planejamento é a criação dos painéis de controle que serão controlados em fase executiva, visando a melhor leitura possível da saúde do empreendimento.
Benefícios ao cliente
Redução de incertezas em etapa de obra,
levando a máxima assertividade na
orçamentação e planejamento de caixa.
A base do processo de coleta de dados e geração
de informações é a qualidade, pois todas as
ferramentas gerenciais são atualizadas pelo APP.
Ferramentas gerenciais organizadas em
painéis de controles e atualizadas em tempo
real para análise dinâmica dos dados.
Ferramentas gerenciais podem ser
personalizadas dependendo das
necessidades do cliente final