Como contratar empresas executoras de obras? Qual a importância?

 em Gerenciadora de obras

A contratação de empresas executoras para as mais diversas áreas do projeto é parte fundamental de uma obra, e o bom planejamento dessa obra é muito importante para garantir que as melhores equipes executoras de obras sejam contratadas. Qualidade na entrega, prazo e bom custo-benefício são alguns dos aspectos que determinam quais são as melhores empresas executoras de obras, e o processo utilizado para a definição das contratações envolve etapas como definição de escopos, orçamento, comparação de propostas e visita técnica.

Continue a leitura para conferir como contratar empresas executoras de obras e entender como funciona cada uma das etapas deste processo:

Definição de escopos

O primeiro passo para planejar as contratações de empresas executoras para sua obra é a definição dos escopos necessários. Neste momento, é preciso listar as necessidades de forma mais abrangente, por área de atuação, como elétrica, hidráulica, etc., mas é importante também definir as tarefas específicas que devem ser executadas de cada uma dessas áreas. Uma boa divisão de escopo garantirá o bom andamento da obra, além de economizar dinheiro, pois evita bitributação e sobre taxas das empresas executoras.

Orçamentos

Uma vez que os escopos de contratação estejam definidos, o próximo passo é realizar orçamento com empresas executoras. É importante realizar a maior quantidade de orçamentos quanto for possível, para que seja possível compreender com maior exatidão qual é a média de valores do mercado, o que será muito importante na etapa seguinte, de comparação de propostas.

Comparação de propostas

Assim que todas as propostas forem enviadas pelas empresas executoras, o próximo passo é comparar todas elas para identificar quais são as mais vantajosas para a execução do projeto. Ao analisar as vantagens de cada proposta, é importante não focar apenas nos valores, mas também em tudo que cada uma delas tem a oferecer em termos de serviços e produtos.

Visita técnica

Além das propostas formais enviadas pelas empresas, visitas técnicas podem ser realizadas para que haja mais clareza na tomada de decisão das contratações.

Contratação de executoras

Por fim, ocorrem as negociações e definições de cronograma que acabam por definir oficialmente quais serão as empresas executoras contratadas para dar vida ao seu projeto.

Precisa de ajuda para planejar sua obra? Entre em contato conosco!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Planejamento de obra: saiba qual o primeiro passo e como garantir sucesso!Coordenação de projetos e obras: 3 passos para garantir sucesso na execução!